Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Governo dos EUA fecha Megaupload e prende seu fundador

 Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar nesta quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país.
A acusação alega que o Megaupload.com deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.


O Megaupload é único não somente pelo volume grande de download que possibilita, mas pelo apoio que tem de celebridades conhecidas e músicos, que geralmente são vistos como as vítimas da violação das leis antipirataria. Antes de ser tirado do ar, o site trazia o “apoio” de nomes como a socialite Kim Kardashian e os músicos Alicia Keys e Kanye West –as celebridades chegaram a gravar um vídeo de apoio à companhia, mas as imagens foram tiradas do ar pelas gravadoras.


O fato acontece um dia depois que diversos sites, incluindo a Wikipédia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o Sopa e o Pipa, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.


O Megaupload, fechado na noite da quinta-feira (19), foi o serviço de compartilhamento de arquivos mais usado por empresas em dezembro de 2011 em termos de dados consumidos e era usado diariamente em 57% delas, diz relatório da Palo Alto Networks.


O site foi responsável por 25% de todo o tráfego de entretenimento no mês realizado pelas empresas - downloads e uploads de jogos e filmes, por exemplo, não necessariamente versões pirateadas - sendo acessado pelo menos uma vez por dia em 57% das companhias. Atrás ficou o Mediafire, com 15% de uso de dados e 60% de frequência de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário